quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Planejando uma aula transversal - um primeiro esboço

Depois de ter entendido um pouco melhor a transversalidade, é hora de tentar colocá-la em prática!Como várias cabeças pensam melhor que uma só, isto foi feito em grupo. Surgiram muitas idéias, temas e, também vários conflitos.
Mas antes mesmo de começar, é preciso se fazer uma questão!

O que é importante em uma aula transversal?
1º ponto: articulação cotidiano-ciência
É importante, em primeiro lugar que favoreça ou promova a integração entre aquilo que se vive fora da escola e aquilo que deverá ser aprendido nela. Com um adendo essencial, não basta trazer um tema que perpasse a vida do aluno, é necessário que este tema seja realmente relevante pra ele. Portanto, é imprescindível que se conheça o sujeito do aprendizagem e que ele seja ouvido, para, a partir de uma situação real trabalhar o conteúdo previsto.

2º ponto: conteúdo como meio e não como fim
Como já foi ressaltado anteriormente, a disciplina ou o conteúdo a ser trabalhado deve ser um meio de promoção de uma formação integral e não um fim em si mesmo. Ou seja, o tema transversal não justifica a aquisição de um conhecimento, senão que determinados conhecimentos favorecem a compreensão de situações vivenciadas, promovendo o desenvolvimento ético e moral.

3º ponto: todos são (devem ser) protagonistas
Retomando a base epistemológica da transversalidade, vemos que é de caráter construtivista. Assim, cada sujeito constrói (é capaz de construir) seu próprio conhecimento, sendo auxiliado pelo professor, que desperta nele esta capacidade. Tem-se então que o professor não ocupa o lugar de detentor do saber e deve envolver a todos no processo de aprendizagem que levará a cabo.
Postos esses pontos que considero essenciais, vale retomar o aspecto prático do planejamento de uma aula. A partir da observação e da escuta, seleciona-se o(s) tema(s) transversal(is) e, em seguida os conteúdos que podem ser trabalhados sob a perspectiva escolhida. Daí decorrem os objetivos que se pretende alcançar e que devem estar bem definidos. O próximo passo é pensar na metodologia, sem prescindir da participação de todos durante o processo.

1º ESBOÇO
Tema transversal: afetividade/sentimentos
Conteúdo: Português (literatura, produção de texto, gêneros textuais) e Arte ( música, artes gráficas)
Objetivos: sensibilização, auto-conhecimento, humanização (respeito pelo sentimento do outro)
Metodologia:
1. Leitura de sensibilização (posterior questionamento do grupo)
2. Sensibilização com música
3. Sensibilização com imagem
4. Leitura de outro gênero textual
5. Expressão do grupo com diferetes instrumentos
6. Esquematização dos conteúdos: diferenciação dos gêneros textuais e artísticos
7. Embasamento teórico - autoconhecimento (conclusão)


Para entender melhor...
PUIG, Josep Maria. Ética e valores: métodos
para o ensino transversal. São Paulo: Casa
do Psicólogo, 1998.

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