
EMENTA
"Este curso objetiva estudar o conceito de transversalidade da educação, dentro da concepção de que conteúdos como a ética, a sexualidade, o meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador da estrutura curricular das escolas brasileiras. Esta mudança na orientação da organização escolar passa pela construção de novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais, e buscam a construção de uma escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população.
Elaborado de forma interdisciplinar, o curso contará com a participação de diferentes docentes que abordarão os temas propostos e conceitos para construção de uma escola de qualidade. A unidade do curso será obtida no estudo e na aplicação de metodologias de ensino que instrumentam os professores para uma ação pedagógicaque integre os conteúdos escolares tradicionais (ex: matemática, língua, história, geografia e ciências), aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas (ex: a ética, a sexualidade, o meio ambiente, a diversidade, os sentimentos, etc.)"
Ao me inscrever para a disciplina não tinha um conceito formado sobre o que seriam temas transversais. Mas pensei que, em se tratando de uma forma diferente de ensinar, seria válido me aprofundar no assunto.
Na verdade, não se trata apenas de uma prática diferenciada, mas sim de uma concepção de conhecimento, este tomado como construção, que considera o sujeito do aprendizado como protagonista no processo de aquisição do saber. Considerando ainda, a educação como uma ferramenta para a mudança social, promovendo relações mais justas e condições de vida mais dignas para todos.
Como se trata de um curso inserido no âmbito da formação de professores, o que mais ficou evidenciado nas discussões foi a necessidade do professor ocupar seu lugar docente, consciente de seu papel, das concepções e, principalmente valores que orientam sua prática, visando uma formação do sujeito integral, não só cognoscente, mas afetivo, imbuído de valores e inserido numa sociedade.
Deste curso, penso que o mais importante, antes mesmo de conhecer outras concepções, será a possibilidade de reflexão, não só do que já está posto no cenário educacional, mas daquilo que me determina enquanto educadora.
Para entender um pouco mais...
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1203
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