Com base na análise do conto realizada no livro Conto de Escola (1999), temos que esta produção literária nos traz a essência da realidade humana, permeada por conflitos de natureza moral. De maneira geral, transparece no texto a importância dos sentimentos no funcionamento psíquico e moral do ser humano, especialmente, do sentimento de vergonha. Vamos estão a este tema.
Sentimentos como reguladores morais
Antes de iniciar a discussão, uma pergunta...O que são valores?
De acordo com Piaget, referem-se a trocas afetivas realizadas entre o sujeito e o ambiente exterior, organizados a partir dos julgamentos de valor empreendidos pelo próprio sujeito.
Dependendo dos valores com os quais o sujeito constrói sua identidade e de seu "posicionamento" central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais.
Dependendo dos valores com os quais o sujeito constrói sua identidade e de seu "posicionamento" central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais.
Assim, temos que valor é o que ao ferir o indivíduo, o faz sentir vergonha, culpa e indignação.
Tais sentimentos morais exercem então o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra valores centrais em sua identidade.
E o professor?
Cabe ao professor, na sua prática diária apresentar contra-valores e trazer ao conhecimento dos alunos os valores universalmente desejáveis (presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos e no Estatuto da Criança e do Adolescente), proporcionando o conhecimento do outro e de si e favorecendo o respeito e a confiança.
É importante ainda a realização de um trabalho sistematizado com sentimentos e afetos, rompendo com concepções educacionais fragmentárias, posto que o sujeito se compõe das bases cognitiva, biológica, sócio-cultural e também afetiva.
Outro aspecto importante é a questão de, com essa prática, promover o autoconhecimento em que se objetiva a construção de processos de auto-regulação, permitindo ao sujeito dirigir a própria conduta, o que se traduz na tão preconizada autonomia.
E o que a escola tem feito?

Sugestão de trabalho com valores na sala de aula:
Para entender melhor...

ARAÚJO, Ulisses F. Conto de escola.
São Paulo: Moderna, 1999.
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