quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Temas Transversais em Educação: conceitos

A transversalidade se baseia na busca da aproximação entre a vida cotidiana e a ciência - presentificada pelos conteúdos,resignificando o processo de construção do conhecimento e, assim é legitimada pelo construtivismo, este tomado como conceito epistemológico. Pode-se definir os temas transversais como temas do cotidiano inseridos na estrutura curricular.

Transversalidade

A transversalidade se relaciona a temáticas que perpassam os diferentes campos do conhecimento, e estão diretamente ligadas à melhoria da sociedade e da humanidade e, por iss deve abarcar os temas e conflitos vividos pelos sujeitos da aprendizagem. No entanto, deve-se ressaltar que não se trata de um pressuposto metodológico, de "entrecruzamento" entre conhecimentos, senão que se refere a um pressuposto epistemológico de caráter dinâmico e aberto às transformações. Supõe ainda uma educação em valores, atenta à dimensão ética e à construção da consciência moral autônoma.


Ensino transversal


Na origem da sistematização dos conhecimentos em disciplinas escolares, estas se mantiveram como eixo vertebrador do currículo. Dessa forma, para levar a cabo um ensino transversal seriam realizadas atividades pontuais, projetos interdisciplinares sobre os temas e a transversalidade seria trabalhada como currículo oculto. Seria trazida à realidade escolar a vida dos sujeitos nela envolvidos, entretanto as disciplinas continuariam como fins em si mesmas, preconizando a valorização da aquisição de conhecimentos para além da formação ética e moral.

A partir disto, Moreno (1997) propõe um giro na estrutura curricular, adotando as temáticas transversais como seu eixo vertebrador. Nesta proposta os conteúdos deixam de ser finalidade e passam a ser meio, o "fim" da educação é, então a formação para a cidadania. Para tanto é necessário adequar os objetivos e os conteúdos à "realidade educativa" da escola, que se constitui das necessidades discentes determinadas pelo ambiente sociocultural.


E o professor?

Seu papel deve ser o de observar, escutar, ver o aluno em suas necessidades, implicações, conflitos e singularidades, desenvolvendo nele a capacidade de conhecer.
Deve-se aceitar a dúvida e resignificar o conceito de ciência, tomando-a como um modelo explicativo parcial, em lugar da sua concepção de verdade absoluta.
Quem vou formar? Que ideologia está por trás da formação que pretendo levar a cabo?
A manutenção de prioridades culturais é reflexo da manutenção das atitudes que as originaram. Mudanças se refletirão no ensino!

Para entender melhor...
Transversalidade

BUSQUETS, M. D. et al (1997).
Temas Transversais

em Educação. São Paulo: Ática. (p.9 a 60)




Construtivismo
http://www.youtube.com/watch?v=-UwdAACsHbs&feature=related

9 comentários:

  1. muito cha to essa merda

    ResponderExcluir
  2. corta pra 18 percival!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu axo palhassadas nessa cena de temas tranversais

    ResponderExcluir
  4. mas as vezes dha para pareticipar o cenario, por a temas que disfarxam nossas mentes.

    ResponderExcluir
  5. os brasileiros precisam quebrar paradigmas e entenderem outros conceitos da educação como a transversalidade, caso contrario este pais será sempre o mesmo. Celeste

    ResponderExcluir
  6. Discordo de todos vocês, salvo o último, pois aposto que nem sabem o que leram, nem escrever vocês sabem é por causa dessa ignorância que nossa educação nunca vai para frente a transversalidade é importantíssima e deve sim ser trabalhada nas escolas, pois somente dessa forma é possível formar cidadãos de carácter.

    ResponderExcluir
  7. Acho muito importante trabalharem os temas transversais nas escolas, pois resolveriam muitos tabus e preconceitos que as crianças constrói desde pequenos e que levam para a toda, na verdade penso que eles deveriam ser inclusos no currículo escolar, ajudaria a formar uma humanidade mais justa.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente a nossa realidade é outra. Hoje a escola perdeu seu verdadeiro significado o currículo não condiz com a realidade , estudamos tantas disciplinas e quando prestamos um vestibular ou concurso público temos que recorrer a conteúdos que mal foram aplicados em sala . Esta na hora de mudar esse currículo arcaico e de merda que na verdade não forma, apenas servimos de estatísticas para o governo.

    ResponderExcluir
  9. Casino Games - DrMCD
    Experience gaming with your friends at 하남 출장안마 the Borgata Hotel Casino & Spa, Atlantic City NJ in the intimate 경기도 출장마사지 yet 시흥 출장샵 luxurious confines 김해 출장안마 of Borgata 충주 출장샵 Hotel Casino & Spa. Rating: 4.2 · ‎5,322 reviews

    ResponderExcluir